domingo, 27 de outubro de 2013

Os Melhores Cruzeiros - História dos Navios de Cruzeiro – O Início de uma Nova Era Marítima – Invenção da Máquina a Vapor – A Primeira Embarcação a Vapor – O Primeiro Navio de Cruzeiro – Primeiras Viagens de Férias no Mar.

Deixe um comentario
Na última parte do século XIX, o mundo desenvolveu um especial apetite por viagens. Viajar pelo mar já nessa altura não era novidade, contudo não era muito rápido. Entretanto apareceu Thomas Newcomen que inventou em 1972 a máquina a vapor, uma forma revolucionária de aproveitar a energia cinética e convertê-la em energia. O motor a vapor evoluiu, assim como seus usos, até que em 1819, o primeiro navio americano auxiliado por um motor a vapor atravessou o oceano Atlântico. O SS Savannah sai dos Estados Unidos no dia 22 de Maio de 1819 e chegou a Liverpool, Inglaterra, 29 dias mais tarde. Porém, o SS Savannah apenas usou a sua máquina a vapor por cerca de 85 horas (12% da viagem), a viagem fez história, a era do vapor tinha começado. As viagens tornaram-se cada vez mais rápidas.

A indústria de navios de passageiros floresceu desde o final de 1800 até ao início de 1900, cortesia da máquina a vapor e do crescente número de imigrantes americanos que se aglomeravam nos vários transatlânticos existentes, principalmente entre Inglaterra e Nova Iorque, embora alguns passageiros abastados viajassem em negócios ou de férias.

Os britânicos da companhia de navegação White Star Lines começaram a construir de forma agressiva a primeira frota de transatlânticos em 1849 e iria revolucionar a passagem transatlântica ao longo dos seguintes 60 anos. A White Star Lines bateu recordes em tamanho, grandeza e construção, entre outros. Três dos seus grandes navios, o Olympic, o famoso e trágico Titanic e o Britannic quebraram o molde de revestimentos tradicionais, da velocidade e das características interiores feitas noutros navios, que eram olhados como obsoletos. As viagens no mar entravam definitivamente numa outra era.

Os anos foram passando e a popularidade da passagem marítima transatlântica diminuiu gradualmente com a chegada do avião. Com este novo meio de transporte, as pessoas podiam viajar para mais destinos e de uma forma mais rápida, em comparação com os transatlânticos. Isto fez com que as empresas de transporte marítimo mudassem o seu modelo de negócio, concentrando-se cada vez mais no mercado turístico do que o transporte de passageiros. Em 1900 a empresa American Hamburg Company construiu o primeiro navio projetado especificamente para cruzeiros, o Princess Victoria Luise, media 124 metros de comprimento e 16 metros de largura, pesando cerca de 4.409 toneladas brutas.

Durante o início da década de 1930, o líder nazista Adolf Hitler impulsionou a indústria de cruzeiros, oferecendo pacotes de viagens para os trabalhadores alemães como parte de um esforço patrocinado pelo Estado para unir a nação. Hitler encomendou vários novos navios para o serviço, fazendo com que o Partido Nazi fosse pioneiro na indústria de navios de cruzeiro.

Boa Viagem.

0 comments:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.